terça-feira, 21 de junho de 2011

Vi - Menina Má.com

OH!
Tradutores e seus MARAVILHOSOS títulos nacionais...
Que conste que o nome original é "Hard Candy", uma gíria americana pra designar garotas abaixo dos dezoito anos, viu.



A sinopse:
Fotógrafo de 32 anos marca um encontro com uma garota de 14 anos que conheceu através da Internet. Depois que ela "se convida" para ir à casa dele, as coisas saem do controle e um tenso confronto se estabelece entre os dois, com resultados surpreendentes.



O trailer:





Minha singela opinião:

O conceito central desse filme é o mesmo de Megan is Missing. Trata de mocinhas entrando em chats na internet e conversando com estranhos duvidosos, porém, AH, PORÉM, esse filme é muito diferente.
Aliás, me atrevo a dizer que é uma espécie de catarse ao que foi visto em Megan is Missing.


Uma perseguidora de pedófilos usando um casaco vermelho ?JUSTIÇA POÉTICA!


Jeff é um fotógrafo de 32 anos que marca um encontro com uma mocinha chamada Hayley de 14 anos. Eles lancham e conversam num café e depois ela anuncia que quer conhecer a casa e o estúdio dele. Ele aceita, na maior inocência....

A príncípio (e a despeito de toda tensão no ar) ele parece alguém decente. Chega a dizer que terá de esperar 4 anos por ela, mas sentimos incômodo, afinal, o que poderia um cara adulto querer com uma garota que ele conheceu num chat? E também notamos que mesmo sendo tão nova, Hayley tem consciência do poder que exerce sobre ele...
Pois não é essa a justificativa da maioria dos agressores? Que suas vítimas não eram tão inocentes quanto pareciam?
Sim.




É muito fácil culpar uma criança, e essa é só uma das questões brilhantemente discutidas nesse filme que eu achei ótimo.
Hayley, com sua carinha infantil (Ellen Paige, perfeita) e seu casaco vermelho é o símbolo da vingança contra homens como Jeff que convenientemente deixam-se seduzir. Depois de conversarem mais um pouco, Hayley droga Jeff, o prende, e a partir daí começa uma série de jogos psicológicos que ela infringe a ele tentando arrancar confissões de crimes passados.

É importante ressaltar que embora seja inegável a atração que Jeff tem por adolescentes, tampouco temos evidências concretas de que ele seja o criminoso que Hayley diz ser, esse tom de dúvida torna tudo bem mais angustiante, ressaltado pelos diálogos dos dois. Aliás, o filme é muito centrado nos diálogos, e, ao contrário do que possa parecer, é muito interessante. Tentamos pegar cada detalhe das acusações de Hayley e das tentativas de defesa de Jeff, assim como suas expressões faciais.





O que dizer dos atores? Simplesmente perfeitos. Os cenários? Também. Em certa cena é interessante notar a inversão de papéis "caça/caçador" somente pelas cores nas paredes, quem lembrar da conversa por chat do início do filme vai saber do que estou falando.

Enfim. Hard Candy (vou chamá-lo assim, óbvio) é um excelente filme. Recomendo mesmo.




imagens:wehearit/impawards

Nenhum comentário:

Postar um comentário