A NASA realizou uma conferência para pedir que Hollywood realize filmes de ficção científica mais racionais. No encontro, ao longo de um dia no laboratório de propulsão a jato da agência, na Califórnia, 2012 foi eleito o mais absurdo filme do gênero.
Não está claro o parâmetro da votação, mas na conferência foram citados apenas filmes dos últimos 20 anos.
Armageddon, em que
Bruce Willis e
Ben Affleck impedem um asteroide de dizimar o planeta, e
O Sexto Dia, em que
Arnold Schwarzenegger é clonado, com sotaque idêntico, em questão de horas, foram citados entre os mais absurdos.
2012, porém, "é um caso excepcional e extraordinário", diz Dinald Yeomans, chefe da missão Near-Earth Asteroid Rendezvous da NASA, dedicada a estudar os perigos que o planeta pode sofrer vindos do espaço.
"A agência está recebendo tantas questões de pessoas preocupadas com a possibilidade de o mundo acabar em 2012 que tivemos que criar um site para negar esses mitos. Nunca precisamos fazer isso antes", diz Yeomans.
Em 2012, partículas de neutrinos, trazidas à Terra pelos raios solares, cozinham o núcleo do planeta. A NASA diz que as ondas solares podem causar interferências em transmissões de rádio, mas os neutrinos são partículas neutras incapazes de interagir com susbtâncias físicas. Para Yeomans, a aceleração do aquecimento do núcleo do planeta no filme é "absurda".
fonte: Omelete